A próxima Globeleza pode ser loira

0
352

Depois de 22 anos com negras no posto de musa da cobertura do carnaval na Globo em 2015 poderemos ter a primeira Globeleza loira. Grupos ligados ao movimento negro já iniciaram os protestos.

abdalla

Desde 1991 a Globo elege uma negra para ser a musa da cobertura do carnaval. A primeira e mais famosa foi Valéria Valença que reinou entre 1991 e 2004. De 2004 até 2014 tivemos outras três globelezas, sendo a última, Nayara Justino, muito criticada nas redes sociais. Para 2015 a emissora decidiu escolher uma nova musa.

Várias candidatas a Globeleza já se candidataram, mas uma chamou a atenção por lançar a campanha na internet uma campanha por cotas para loiras no concurso. O Nome dela é Priscila Abdalla, ela é capixaba, trapezista, modelo e mostra que tem muito samba no pé. Com a hashtag #Globeleza2015Loira ela pretende mobilizar o país numa luta pelo “Brasil de todas as cores”.

Veja o vídeo em que ela apresenta a candidatura a musa da Globo:

Esta foi a postagem dela no Facebook:

print globeleza

O Movimento Negro já iniciou uma campanha contra a modelo Priscila Abdalla. Segundo Antonio Lourenço Moura, liderança do grupo “Jeki Pãtã Ya”, uma globeleza loira representa um retrocesso das conquistas afro-brasileiras. Ele é categórico ao dizer que “ter uma negra nas vinhetas da Globo, do ponto de vista absoluto de inserções, é mais importante que ter um negro no STF”.  

Comentários

Comentários