7 pequenos gestos que melhorarão sua imagem profissional

0
242

Conheça os sete gestos que mudarão radicalmente a forma como ao mundo corporativo avalia sua imagem.

imagem profissional

Quando você  aborda uma pessoa pela primeira vez, podendo ser seu novo chefe, uma adição recente à sua equipa de trabalho, ou um potencial cliente, no preciso momento em que esta nova pessoa o vê, o seu cérebro faz milhares de cálculos: Você é alguém se aproximar ou evitar? Você amigo ou inimigo? Você tem autoridade? Você está competente, simpático, confiante?

E esses cálculos são feitos a uma velocidade relâmpago. Pesquisadores da Universidade de Nova York descobriram que tomamos onze importantes decisões sobre a outra pessoa nos primeiros sete segundos de reunião.

Em interações de negócios, as primeiras impressões são cruciais. Enquanto você não pode impedir as pessoas de fazer decisões rápidas – o cérebro humano é programado desta forma como um mecanismo de sobrevivência pré-histórico – pode sim entender como fazer essas decisões trabalharem em seu favor.

As primeiras impressões são mais fortemente influenciadas por sinais não-verbais do que verbais. Na verdade, os estudos descobriram que sinais não-verbais têm mais de quatro vezes o impacto sobre a impressão que você faz do que qualquer coisa que você diz.

  1. Ajuste sua atitude.

Antes de ligar para cumprimentar alguém, entrar na sala de reuniões ou pisar no palco para fazer uma apresentação, pense sobre a situação e faça uma escolha consciente sobre a atitude que você quer encarnar.

  1. Endireitar sua postura.

Status e poder são transmitidos pela altura e espaço. Impávido, puxando os ombros para trás, e segurando a cabeça reta são todos os sinais de confiança e competência.

  1. Sorria.

Um sorriso é um convite, um sinal de boas-vindas. Ele transmite a ideia de: “Eu sou amigável e acessível.”

  1. Faça contato visual.

Olhando para os olhos de alguém transmite energia, indica interesse e abertura. (Para melhorar seu contato com os olhos, pratique tentando observar a cor dos olhos das novas pessoas que conhecer.)

  1. Levante as sobrancelhas.

Abra os olhos um pouco mais do que o normal para simular o “flash de sobrancelha”, que é o sinal universal de reconhecimento.

  1. Apertar a mão.

Este é o caminho mais rápido para estabelecer uma ligação. É também o mais eficaz. A pesquisamostra que leva uma média de três horas de interação contínua para desenvolver o mesmo nível de relacionamento que você pode ter com um único aperto de mão.

  1. Incline-se ligeiramente.

Inclinado para a frente mostra que você está envolvido e interessado. No entanto é importante respeitar o espaço da outra pessoa. Isso significa que, na maioria das situações de negócios, deve permanecer cerca de dois metros de distância da outra pessoa.

 

Cada encontro, desde conferências aos almoços de negócios, apresenta uma oportunidade para conhecer novas pessoas, expandir seus contatos profissionais, fazendo uma primeira impressão positiva. Você tem apenas sete segundos – mas se você os aproveitar bem, sete segundo são tudo que você precisa!

Comentários

Comentários