5 dicas para quem vai contratar um show de humor para eventos

0
1549

Dicas importantes para contratar show de humor para eventos corporativos, formativos ou festivos. Um manual criado por quem faz o humor para quem produz o evento.

plateia_rindo

Depois de 8 anos na estrada apresentando espetáculos de humor com o Comédia a la Carte decidi transformar esta experiência em uma postagem com dicas importantes para quem vai contratar um espetáculo de humor, ou uma ação humorística para evento corporativo, formativo ou festivo.

Que tipo de humor mais se adequa ao seu público?

Existem diversas linguagens do humor e nenhuma é melhor que a outra, a diferença entre elas se dá na adequação ao perfil do público. Você precisa de um humorista para entreter seu público ou uma atração que leve mensagens ao público de forma bem humorada?

No caso de precisar de uma atração que comunique informações de forma bem humorada com a plateia, é mais interessante optar por humoristas que trabalham o próprio texto sem recorrer a anedotas. Quando for entrevistar seus possíveis contratados converse sobre o processo de criação das apresentações.

Qual a duração ideal para uma apresentação de humor em evento corporativo?

Apresentações longas só se fazem oportunas quando elas são escaladas para um momento específico de entretenimento da agenda de uma jornada de trabalho. Leia-se como apresentação longa os espetáculos com duração em torno de 60 minutos.

Algumas jornadas de trabalho acontecem em hotéis onde os integrantes passam um final de semana inteiro envolvido com o conceito do evento. Neste caso é interessante inserir eventos relaxantes no cardápio noturno das atrações. Depois que o indivíduo já assistiu as palestras e/ou participou de workshops durante o dia, ele precisa refrescar as ideias com o lúdico para poder ter mais um dia de construção de conhecimentos.

Após o ciclo de “trabalhos sérios” do dia deve-se dar um intervalo de 3 horas para que o mesmo possa tomar um bom banho, conversar com os demais participantes da jornada e poder se recuperar depois de tanto tempo sentado. Passadas as três horas cabe um momento de humor par relaxar e integrar.

Quando o evento possui apenas um dia é interessante que o evento tenha intervenções humorísticas de 20 minutos, no máximo 30 minutos para não cansar a plateia, ou até mesmo elevar demasiadamente a energia dos expectadores.

Ainda existem as apresentações na modalidade “flash comedy”. Estas apresentações possuem duração média entre 5 e 10 minutos. São interessantes para eventos com diversos preletores. Neste contexto o humorista faz a costura entre os preletores de forma bem humorada ocupando o tempo em que os equipamentos são trocados.

E se as piadas ofenderem o público ou os interesses comerciais/ideológicos do contratante?

Ao contratar uma atração humorística é fundamental uma entrevista prévia para conhecer o processo criativo do artista e encaminhar o briefing do evento. De maneira geral o show que os humoristas apresentam em bares, restaurantes e teatros é diferente do que apresentam em eventos corporativos. Como a pessoa que está na plateia de um evento corporativo não foi ali por causa do artista, cabe um filtro temático para evitar constrangimentos. O artista tem uma lista de temas que evita em eventos desta natureza, mas é interessante o contratante apresentar suas objeções para que algo não passe despercebido durante a construção do roteiro.

Agindo com estratégia e planejamento os riscos de uma piada criar constrangimento é reduzido a quase a zero. E com a vantagem de poder na reunião sugerir nomes de colaboradores mais bem humorados e suas características mais marcantes no texto da apresentação.

Veja neste vídeo como o humorista Fabio Flores do Grupo Comédia a la Carte pensa a seleção de temas para apresentações em eventos corporativos.

Como encontrar a atração humorística perfeita para meu evento?

O melhor meio de encontrar a atração que irá abrilhantar seu evento é buscando informações com outros contratantes. Conheça o histórico de desempenho do artista em eventos corporativos. O quanto um artista gera risos e sem constranger a plateia é o termômetro ideal para medir a adequação do espetáculo ao seu público. Esta informação não dá pra ser obtida exclusivamente pelo artista e seu produtor, e sim na troca de informações entre contratantes.

Infelizmente o mercado de contratantes é meio como uma caixinha fechada com cadeados de ouro. Cada contratante quer ser exclusivo em suas estratégias de realizar eventos corporativos. No entanto, a troca de informações sobre contratados poderia gerar ainda mais sucesso para todos os envolvidos.

No vídeo abaixo podemos notar um exemplo interessante de estratégia de aproximação entre contratante e contratado. O grupo de humor Comédia a la Carte apresenta no vídeo abaixo a avaliação do espetáculo por contratantes, jornalistas e público.

Em que circunstâncias é interessante contratar um show de humor para uma empresa?

O show de humor é a cereja do bolo. É a coroação de um evento bem planejado. É a doce lembrança que o público vai levar de um processo formativo ou motivacional. Especialmente quando o grupo de humor não surge como algo a parte, e sim como uma atração integrada aos valores da empresa e temáticas discutidas no evento.

Em meetings de venda o humor é muito bem-vindo. Surge como elemento motivacional e pode trazer no contexto da apresentação diversas informações sobre as novas estratégias de venda e o panorama da concorrência.

Em confraternizações o humor é mais que bem-vindo. Pode ser o tempero da salada de atrações deixando as pessoas mais abertas ao sorriso e integradas por meio de dinâmicas e números baseados em interatividade.

Mesclando palestras o humor funciona de forma excepcional, pois revigora a plateia para receber o próximo palestrante com o frescor de como se tivessem acabado de chegar ao evento. Também é possível dizer que o humor cria uma profilaxia mental ao deixar os neurônios prontinhos para receber um novo fluxo de informações.

 

Espero que estas informações tenham sido úteis para a programação de seu evento corporativo. Em breve disponibilizarei mais dicas sobre como o humor se bem planejado pode se tornar uma atração que agregue entretenimento e informação. Para conhecer mais sobre meu trabalho no humor basta acessar o site de meu grupo de humor.

Comentários

Comentários